Evangelho segundo São Marcos capítulo 16

Evangelho segundo São Marcos capítulo 16
 Nota:

1-8: Estes versículos são o final primitivo do Evangelho de Marcos. O Túmulo vazio é o sinal de que a ação de Deus em Jesus não termina aí, na morte e no medo. Jesus de Nazaré ressuscitou e vai estar de novo no lugar onde havia começado sua atividade: na Galiléia (1,14). Os discípulos só poderão encontrar-se de novo com Jesus, se continuarem o projeto por ele iniciado. Jesus ressuscitado não é apenas um corpo redivivo, mas uma presença contínua entre aqueles que continuam o seu caminho. O Evangelho de Marcos é somente o começo (1,1), a introdução de um livro muito maior, que deverá narrar a Boa Notícia de Jesus, o Messias, o Filho de Deus, através dos seus discípulos em todos os tempos e lugares.

9-20: Este trecho difere muito do livro até aqui; por isso é considerado obra de outro autor. Os cristãos da primeira geração provavelmente quiseram completar o livro de Marcos com um resumo das aparições de Jesus e uma apresentação global da missão da Igreja. Parece que se inspiraram no último capítulo de Mateus (28,18-20), e em Lucas (24,10-53), em João (20,11-23) e no início do livro dos Atos dos Apóstolos (1,4-14).

Embora seja acréscimo de retalhos tomados de outros do novo Testamento, o trecho conserva o pensamento de Marcos, isto é: os discípulos devem continuar a ação de Jesus.  (Bíblia Pastoral. Nota).

 Você também pode clicar aqui para fazer o download desse material em PDF.

download


Postar um comentário

Meu nome é Geilson Ribeiro, se você gostou e se esse tipo de conteúdo interessa a você, por favor, deixe aqui seu comentário, pois sua opinião pode ajudar a outras pessoas. Compartilhe para que essas informações cheguem a mais gente, esse blog é visitado no mundo inteiro. Gratidão!

Postagem Anterior Próxima Postagem

COMPARTILHAR

"
"