Evangelho segundo São Mateus capítulo 16

Evangelho segundo São Mateus capítulo 16



1-4: Os fariseus e saduseus não sabem ver os sinais dos tempos, isto é, tudo aquilo que indica a presença do Reino de Deus. Essa presença está clara na pessoa e atividade de Jesus, que cura as doenças e sacia a fome das multidões. Curar e alimentar são sinais já descritos no Antigo Testamento como sinais da chegada do Messias. Quanto ao sinal de Jonas, cf. nota em Mc 12,38-42.

5-12: Com suas doutrinas, os fariseus e os saduseus manipulavam o povo, a fim de conservar o poder e continuar a exploração. Jesus adverte os discípulos, para que essa opressão, disfarçada em religião, não seja assimilada por eles.

Publicidade

13-23: Cf. nota em Mc 8,27-33. Pedro é estabelecido como o fundamento da comunidade que Jesus está organizando e que deverá continuar no futuro. Jesus concede a Pedro o exercício da autoridade sobre a comunidade, autoridade de ensinar e de excluir ou introduzir os homens nela. Para que Pedro possa exercer tal função, a condição fundamental é ele admitir que Jesus não é messias triunfalista e nacionalista, mas o Messias que sofrerá e morrerá na mão das autoridades do seu tempo. Caso contrário, ele deixa de ser Pedro para ser Satanás. Pedro será verdadeiro chefe, se estiver convicto de que os princípios que regem a comunidade de Jesus são totalmente diferentes daqueles em que se baseiam as autoridades religiosas do seu tempo. 24-28: Cf. nota em Mc 8,34-39. (Notas da Bíblia: Edição pastoral).

Postar um comentário

Meu nome é Geilson Ribeiro, se você gostou e se esse tipo de conteúdo interessa a você, por favor, deixe aqui seu comentário, pois sua opinião pode ajudar a outras pessoas. Compartilhe para que essas informações cheguem a mais gente, esse blog é visitado no mundo inteiro. Gratidão!

Postagem Anterior Próxima Postagem

COMPARTILHAR

"
"