1-4: O livro completamente fechado (sete selos ou lacres) e inteiramente escrito (por dentro e por fora) está na mão de Deus, porque contém o projeto de Deus sobre a vida e a história. Podemos dizer que o AntigoTestamento é esse livro fechado, que se torna plenamente compreendido na pessoa de Jesus (cf Lc 24, 25-27). João chora: é grande o desespero da comunidade diante da impossibilidade de conhecer o projeto de Deus na história.
Publicidade
5-7: Cristo morto e ressuscitado é o Cordeiro pascal (cf. Ex 12), imolado pelos pecados do mundo. Está de pé porque ressuscitou. Ele é o Messias (Leão e Rebento) que tem a plenitude do poder (sete chifres) e a plenitude do Espírito de Deus, pois ele vê tudo o que acontece na história (sete olhos e sete espíritos). Ele pode receber e abrir o livro, porque, na sua morte e ressurreição, já realizou o projeto de Deus, que é a salvação. Doravante, a história dos homens está nas mãos de Cristo; e o projeto de Deus vai ser cumprido por todos.
8-14: Quando o Cordeiro receber o livro, ouvem-se três grandes louvores. Primeiro é da criação e do povo de Deus, mostrado porque o Cordeiro pode receber o livro. O segundo é dos anjos, atribuindo a Jesus todas as qualidades possíveis; pois o Senhor da história é somente Jesus, e não os poderes que se absolutizam. O terceiro é de todas as criaturas, que reconheceram Deus e o Cordeiro no mesmo plano, O povo de Deus adora somente a Deus e a Jesus Cristo, e não os homens nem as coisas. (Notas da Bíblia: edição pastoral). Próximo