6-7: Os capítulos 6 e 7 são simbólicos, pois o livro ainda não está aberto. Temos aqui um resumo de todo o Apocalipse. João mostra o que é a história do homem, e como ela está em poder do Ressuscitado e a caminho para o julgamento e a salvação.
Publicidade
6, 1-8: Os primeiros quatro selos apresentam a história do homem dominada pelo mal. A fonte do mal é a ambição de poder e conquista (primeiro selo), que gera a guerra e a competição (segundo selo), o racionamento e a fome (terceiro selo) e, por fim, a doença e a morte (quarto selo).
9-11: Em meio ao mal, os cristãos são perseguidos e mortos como Jesus. Eles pedem que Deus faça justiça, julgando o mal e salvando. Deus, porém, espera que todo o seu povo esteja reunidos. A veste branca mostra que os mártires já participam da vitória do Ressuscitado.
12-17: Respondendo ao pedido dos mártires, Deus realiza o grande Dia do julgamento. O julgamento, apresentado sob a figura dos fenômenos catastróficos na natureza, e a consequência do poder do mal que domina a história, sendo esse mal simbolizado pelos quatro cavaleiros. O julgamento atinge a todos (sete categorias sociais). Reconhecendo-se culpado, os homens temem mais a Deus do que a própria morte. (Notas da Bíblia: edição pastoral). Próximo