2,1-7: O
recenseamento ordenado pelo imperador era instrumento de dominação, já que
possibilitava saber quantas pessoas deviam pagar o tributo. Dentro dessa situação nasce Jesus, o
Messias, que desde o primeiro instante de sua vida se identifica com os
pobres.
- Jesus é o Salvador,
porque traz a libertação definitiva.
8-20: Os primeiros a
receber a Boa Notícia (Evangelho) são os pobres e marginalizados, aqui
representados pelos pastores. Com efeito, na sociedade da época, os
pastores eram desprezados, porque não
tinham possibilidades de cumprir todas as exigências da Lei. É para eles que
nasce o Salvador, o Messias e o Senhor. E são os primeiros a anunciar a sua
chegada. Jesus é o Salvador, porque traz a libertação definitiva. É o Messias, porque traz o Espírito de
Deus, que convoca os homens para uma relação de justiça e amor fraterno (cf. Is
11,1-9). É o Senhor, porque vence totós os obstáculos, conduzindo os homens
dentro de uma história nova.
- O Messias nasce como
dominado.
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21-24: Todo
primogênito pertencia a Deus, e devia ser resgatado por meio de um sacrifício.
Nessa ocasião, também se fazia a purificação da mãe, e se oferecia um cordeiro.
Quem era pobre podia oferecer duas rolinhas ou dois pombinhos, em lugar do
cordeiro (cf. Lv 5,1-8). O Messias nasce como dominado, em lugar pobre, e vem
pobre, para os pobres. (Ação da mão de Deus na vida).
- O cântico de Simeão
relembra a vida e missão do Messias.
25-40: Simeão e Ana
também representam os pobres que esperam a libertação. E Deus responde à
esperança deles. O cântico de Simeão
relembra a vida e missão do Messias. Jesus será sinal de contradição, isso
é, julgamento para os ricos e porosos, e libertação para os pobres e oprimidos
(cf. Lc 6,20-26).
- Deus e a realização
de sua vontade entre os homens.
41-52: Neste
Evangelho, as primeiras palavras de Jesus mostram que toda a sua missão decorre
da sua relação filial com o Pai. Isto significa que essa missão provém do
próprio mistério de Deus e da realização de sua vontade entre os homens. Contudo, ela se possessa dentro do mistério
da Encarnação, onde Jesus vai aprendendo a viver a vida humana como
qualquer outro homem. Notas na Bíblia:
edição pastoral.
- O nascimento de Jesus
em si é a ação de Deus.
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O nascimento de Jesus
em si é a ação de Deus em resposta aos pobres que em hebraico, também
significa: ação de Deus na vida. Nota-se também que dentro da história
atual existe muitos pobres e, isso nos faz questionar porque nada mudou na vida
dessas pessoas.
- Porque o Reino de
Deus ainda não estar completo na vida dos pobres.
Diante da pergunta,
porque o Reino de Deus ainda não estar completo na vida dos pobres que
continuam depois de mais de dois mil anos sobrevivendo à custa de muitos
sacrifícios, à resposta se encontra dentro do significado dessa palavra,
pois somente aqueles cuja atitude emerge do coração, ou seja, os que vivem a ação de Deus em suas vidas
são os que estão na graça do Filho Jesus Cristo e, são essas ações que
convida para a história construída a cada dia por Deus, através dos
convertidos, aqueles que ainda reagem em vez de responder sim.
Meu nome é Geilson Ribeiro, se você gostou dessas informações e se esse tipo de conteúdo interessa a você, por favor, deixe seu comentário para quer outras pessoas recebem também. Gratidão.
Deus acima de tudo!!! 🙏🏻
ResponderExcluirUma ideia brilhante.
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