Evangelho segundo São Lucas capítulo 1, com Jesus nasce uma nova história.

 

1,1-4: O Evangelho de Lucas nasce de uma pesquisa, destinada a escrever ordenadamente o que a Igreja primitiva transmite através da catequese.

Zacarias e Isabel representa a comunidade.

5-25: A esterilidade e velhice marcam a vida desse casal justo, e o tornam objeto de humilhação pública. Zacarias e Isabel representa a comunidade dos pobres e oprimidos, que dependem de Deus. Deus se volta para esses pobres: deles nascerá João, o último profeta da antiga Aliança. João abrirá o caminho para a chegada do Messias, que iniciará a história da libertação dos pobres (cf. nota em M1 3,22-24).

Aquele que vai iniciar nova história.

26-38: Maria é outra representante da comunidade dos pobres que esperam pela libertação. Dela nasce Jesus Messias, o Filho de Deus. O fato de Maria conceber sem ainda conhecer estar morando com José indica que o nascimento do Messias é obra da intervenção de Deus. Aquele que vai iniciar nova história surge dentro da história de maneira totalmente nova.

39-45: Ainda no seio da sua mãe, João Batista recebe o Espírito prometido (1,15). Reconhece o Messias e o aponta através da exclamação de sua mãe Isabel.

Cumprindo a promessa, Deus assume o partido dos pobres.

46-56: O cântico de Maria é o cântico dos pobres que reconhece a vinda de Deus para libertá-los através de Jesus. Cumprindo a promessa, Deus assume o partido dos pobres, e realiza uma transformação na história, invertendo a ordem social: os ricos e poderosos são despisto e despojados, e os pobres e oprimidos e oprimidos são libertos e assumem a direção dessa nova história. (pobre em hebraico significa: a ação de Deus na vida...).

57-66: O nome de João (= Deus tem piedade) é o sinal que evidencia o projeto de Deus sobre a criança e sua missão.

Em Jesus se manifesta a força que liberta dos inimigos e do medo.

67-80: O cântico de Zacarias é um louvor ao Deus misericordioso que realiza, através de Jesus, a “visita” aos pobres. Em Jesus se manifesta a força que liberta dos inimigos e do medo, formando um povo santo diante de Deus e justo diante dos homens. Desse modo, manifesta-se a luz que ilumina a condição do povo, abrindo uma história nova, que se encaminha para a Paz, isto é, a plenitude da vida.

À história por si só vai formando os contextos.

O nascimento de Jesus passa a ser para os poderosos uma grande preocupação, sobre tudo, as autoridades religiosas, porque sempre temiam que um dia isso fosse de fato acontecer. Com o passar dos tempos à história por si só vai formando os contextos onde cada um querendo ou não, iria cumprir seu papel nessa sena da vida.

 

Valores fundamentados na verdade.

Olhando para a função de cada um percebe-se o compromisso que deve ser assumido na hora “H”. Menos mal para aqueles que de maneira mesmo morna fazem alguma coisa a serviço do bem comum, em todo tempo a história existiu, mas adicionar valores fundamentados na verdade sempre teve seu preço, porém, a recompensa para aqueles que escolhe acredita nas promessas de Deus é triunfante.

Os desafios mostram que Deus não é o gênio da lâmpada que cria tudo sem nenhum propósito, mas que a fé em Deus nunca engana, sobretudo, Deus é Pai e sabe o que é melhor para o futuro de cada um dos seus filhos. Leia Mais

Postar um comentário

Meu nome é Geilson Ribeiro, se você gostou e se esse tipo de conteúdo interessa a você, por favor, deixe aqui seu comentário, pois sua opinião pode ajudar a outras pessoas. Compartilhe para que essas informações cheguem a mais gente, esse blog é visitado no mundo inteiro. Gratidão!

Postagem Anterior Próxima Postagem

COMPARTILHAR

"
"