143,1-20: A datação histórica (vv. 1-2) mostra que Lucas coloca os reis terrestres e as autoridades religiosas em contraste com a soberania e a autoridade de Jesus: o movimento profundo da história não se desenvolve no plano das aparências da história oficial. É Jesus quem realiza o destino do mundo, dando à história o verdadeiro sentido.
É o tempo do julgamento, e nada vale ter fé teórica.
João Batista convida
todos à mudança radical de vida, porque a nova história vai transformar pela
raiz as relações entre os homens. É o tempo do julgamento, e nada vale ter
fé teórica, pois o julgamento se baseia sobre as opções e atitudes concretas
que cada um assume.
Jesus começa o tempo do batismo no Espírito.
21-22: Para Lucas, o
batismo de Jesus é um episódio em meio ao batismo de todo o povo.
Solidarizando-se com o povo, Jesus começa o tempo do batismo no Espírito, isto
é, a formação do povo de Deus que vai
construir a nova história. Cf. também nota em Mc 1,9-11. Notas na Bíblia:
edição pastoral.
A ação de Jesus vai atingir a humanidade.
23-38: Salientando
que Jesus é descendente de Adão, Lucas o apresenta como o princípio de vida
para todos os homens. Isso é frisado também pelo número de gerações
(setenta e sete), que é número simbólico, indicando a universalidade: a ação de Jesus vai atingir a humanidade.
Contestar é uma reação insana.
Aqui surge a
importância da pergunta preciosa, quem sou eu. São dezenas de passagens
bíblicas confirmando a vinda do Messias, contestar
é uma reação insana, mas para não perder suas posições sociais, políticas e
as riquezas cujo poder servi para dominar e oprimir os fracos. Eles vão procurar o mensageiro para saber
que mensagem se encontra nesse novo batismo com o Espírito.
O que devemos fazer?
Mais uma pergunta que a resposta servirá mais tarde de sinal
para João Batista entender de uma vez por toda que Jesus é o Messias, se você
tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem. A obra de misericórdia espiritual se
inicia dando os primeiros sinais da presença do Reino de Deus.