Celebração do domingo de ramos, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

 

Domingo de ramos

O domingo de ramos é uma celebração muito cheia de simbologia, data que inicia o ritual para o domingo da páscoa do Senhor. Nesse dia Jesus foi apresentado como o Filho do Pai que estar no céu, o Filho de Deus.

A entrada triunfante de Jesus e seus seguidores em Jerusalém

Essa data marca a entrada triunfante de Jesus e seus seguidores em Jerusalém, mas representa também para a estrutura religiosa uma ameaça ao poder do sumo sacerdote Caifás, ele é do maior escalão no poder da religião judaica.

O filho do Pai do Céu entra em Jerusalém

O povo festeja a chegada de Jesus, usando ramos de palmeiras, razão que deu origem ao título: domingo de ramos. O filho do Pai do Céu entra na cidade símbolo da história do povo de Deus, montado em um jumentinho, isso representava uma desfeita aqueles que andavam em seus cavalos de guerra, os romanos eram conhecidos como dono das melhores cavalearia.

Jesus mostra que o cavaleiro é maior do que o cavalo, e que o animal não representa poder sobre o povo.

O jumentinho substitui a arrogância

Humildade

Os ramos erguidos substituídos às espadas, o jumentinho substitui a arrogância, enquanto Jesus vai substituir o Templo. Esse é mais um fato que testemunha a presença de Jesus trazendo a justiça do Reino de Deus para os homens.

Bendito o que vem em nome do Senhor

“E o povo que estava adiante, e que ai na frente, clamando em voz alta, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este homem? E a multidão responde: Ele é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.” (Mateus 21: 9-11).

A humildade

Hoje, porém esse fato religiosamente histórico é lembrado por muitos, mas testemunhado por poucos, nossa humildade não tem mais nada haver com uma expressão não verbal, que esse povo aclama em voz, gesto e ação.

Por tradição, hoje os ramos rebem a benção e são levados para casa, parte são queimados e as cinzas são utilizadas no próximo ano para marcar a testa dos féis na quarta feira de cinzas. Próximo

Postar um comentário

Meu nome é Geilson Ribeiro, se você gostou e se esse tipo de conteúdo interessa a você, por favor, deixe aqui seu comentário, pois sua opinião pode ajudar a outras pessoas. Compartilhe para que essas informações cheguem a mais gente, esse blog é visitado no mundo inteiro. Gratidão!

Postagem Anterior Próxima Postagem

COMPARTILHAR

"
"