Evangelho do dia João capítulo 7.
7,1-10: O oficial era
“temente a Deus”, isto é, simpatizante do judaísmo, embora não pertencesse
oficialmente aos seus quadros religiosos. Multas vezes pode-se encontrar mais
fé em pessoas que não pertencem a uma instituição religiosa do que entre
aquelas que dela fazem parte.
A manifestação do amor compassivo
11-17: A atividade libertadora de Jesus é a grande “visita”
de Deus que vem salvar o seu povo. Essa
visita é a manifestação do amor compassivo, que atende aos mais pobres e
necessitados,
18-23: Cf. nota em Mt 11,1-6.
João pertence ao Antigo Testamento
24-30: Nenhum homem
do Antigo Testamento é maior que João Batista. Entretanto, João pertence ao
Antigo Testamento, onde as profecias são anunciadas, e não ao Novo
Testamento, onde as profecias já se realizaram. O povo e os cobradores de impostos acolheram a pregação de João Batista
(3,10-14), acreditando que, com Jesus, iria surgir uma nova sociedade. As
autoridades, convencidas de que não precisavam mudar de vida, foram postas fora
do plano de Deus.
O povo e os cobradores de impostos
31-35: As autoridades
religiosas do tempo de Jesus se comportam de maneira infantil: acusam João
Batista de louco, porque é severo de mais; acusam Jesus de boa-vida, porque
parece muito condescendente. O povo e os
cobradores de impostos se comportam de maneira sábia: acolhendo João
Batista e Jesus, reconhecendo neles a revelação da misericordiosa justiça de
Deus.
Entender e experimentar o perdão e o amor
36-50: O fariseu não
se considera pecador; por isso, fica numa atitude de julgamento, e não é capaz de entender e experimentar o
perdão e o amor. Jesus mostra que a
justiça de Deus se manifesta como amor que perdoa os pecados e expressão e
sinal do perdão recebido.
Quem sou eu?
Ser livre para servir
e não para julgar, compreender no outro o perdão por meio de sua atitude e
perdoar respondendo a atitude do pedido de perdão. Quem sou eu? Fazer essa
pergunta remete o cristão ao nível superior ou a busca por si mesmo, esse
caminho para dentro de si permite que as virtudes do Reino de Deus sejam canais
por onde a água da vida flui. LEIA MAIS