O fim dos tempos
(a) 38,1-39,22: Usando
o estilo apocalíptico, Ezequiel lança o olhar para o futuro, mostrando a etapa
final do projeto de Deus: a reunião de todos os povos junto com o seu povo
(Gog é a personificação de todas as nações). Chamadas para a grande reunião, as
nações interpreta mal esse convite, e só
pensam em dominar o povo de Deus, que está desarmado e de portas abertas para receber
a todos.
O final da história será o grande confronto
(b) Diante disso, Javé toma posição: defende o seu povo, colocando-se diante das nações que rejeitam o seu
projeto de união e paz na partilha e fraternidade. Elas pretendem
substituí-lo por um projeto egoísta, que gere divisão e guerra, exploração e
opressão. O final da história será o
grande confronto entre Deus e as nações, entre o projeto de amor de Deus e o
projeto de ódio das nações.
Ao povo de Deus cabe dar um fim às armas da violência e da dominação
(c) Esse confronto
leva ao julgamento e condenação: as nações que recusam o projeto de Deus
acabam se destruindo em luta fratricida (38,21). Ao povo de Deus cabe dar um fim às armas da violência e da dominação,
transformando-as em fogo que aquece e ilumina o mundo novo. Cabe-lhe também
enterrar definitivamente essa história de ganância e ódio, para que a terra seja
purificada. Só então a humanidade estará
pronta para construir o Templo, que abrigará a presença definitiva de Deus
entre os homens (40-48).
No capítulo 39 as consequências são apresentadas.
(d) 39,23-29: Estes versículos apresentam um resumo de
Ezequiel: a glória e santidade de Javé
se manifestam primeiramente como justiça, apontando o pecado, mostrando as
consequências e exigindo conversão. Ao mesmo
tempo, manifestam a graça libertadora que restaura e consolida a vida.
No capítulo 40, apoiados na fé.
(e) 40-48: A ruína de Jerusalém e o exílio não são a palavra
final de Javé. Pelo contrário, ele só
espera que o seu povo se converta, para receber vida nova, radicalmente
diferente da vida idólatra de antes.
(f) Os capítulos 40 a 48 mostram essa vida como realização
do projeto de Javé para todos aqueles que se comprometem com ele. Apoiado na fé, o profeta contemplo essa
vida futura, apresentada simbolicamente na forma de uma nova Jerusalém.
(g) Esta, na verdade, nada mais é do que um Templo para onde
Javé retorna, a fim de viver no meio do
seu povo e dar-lhe vida.
O livro termina apresentando o retorno de Javé
(h) Ezequiel começa
salientando que Javé abandona a sociedade corrupta, para não ser cúmplice
dela (10,18-22). E o livro termina apresentando o retorno de Javé para o meio
do seu povo, a fim de construir com ele a cidade da justiça e da vida: “A partir desse dia, o nome da cidade será:
Javé está aí”. Esta parte do livro serviu de inspiração para os capítulos
finais do Apocalipse de São João (cf, Ap. 21,1-22,5 e notas). Bíblia edição
pastoral. SAIBA MAIS