Bíblia Sagrada e a ação da comunidade dos atos dos apóstolos

 

A sovinice e ostentação, típicas de uma sociedade pagã baseada no espírito de posse, ameaçam infiltra-se na comunidade e falsificar o senso de comunhão que gera fraternidade e partilha.

A comunidade é sacramento da presença do Espírito: mentir para ela é mentir para o Espírito; falsificá-la, é falsificar o próprio testemunho cristão.

Para transformar a sociedade, a comunidade precisa ser coerente e viver a fraternidade e a partilha. Ser cristão não admite mediocridade. Pela primeira vez aparece nos Atos o termo Igreja (v. 11). (Atos dos apóstolos 5,1-11).

O povo acolhe e adere à ação da comunidade

O terceiro retrato mostra como a ação de Jesus ressuscitado continua na prática da comunidade cristã. Esta realiza a ação que liberta da alienação a consciência (“espíritos maus”).

Consequentemente, liberta os corpos oprimidos (doenças). A sombra de Pedro relembra a própria ação de Deus protegendo o povo no tempo do Êxodo.

Favorecido, o povo acolhe e adere à ação da comunidade; “outros” (v 13) temem o poder das autoridades e não se atreve, a pertencer a esse grupo inovador. (Atos dos apóstolos 5,12-16).

Os dominadores sentem que a prática da comunidade ameaça o poder deles, e, por isso, tentam abafar-lhe o testemunho. Mas a mensagem de vida não pode ficar presa.

O anjo do Senhor, personificando a ação libertadora do Espírito, liberta e impulsiona as testemunhas a lutarem exatamente no Templo, terreno dos dominadores. (Atos dos apóstolos 5,17-21).

As autoridades se reúnem para decidir sobre a sorte dos apóstolos. Enquanto isso, estes ensinam o povo, que já está disposto a tomar uma atitude contra os poderosos.

Apesar da proibição (cf. 4,18), os apóstolos continuam ensinando em nome de Jesus. Interrogando, Pedro mostra a razão da desobediência: Ressuscitando a Jesus, Deus julga e desautoriza a autoridade do Sinédrio, que o condenou e matou. A ressurreição é o fundamento da liberdade de testemunhar. (Atos dos apóstolos 5,21-33).

Ninguém poderá detê-lo

Para as autoridades, o fenômeno cristão é movimento de insurreição política, como qualquer outro. Gamaliel apresenta o significado profundo do confronto com o movimento cristão.

Por trás do princípio de tolerância e também de liberdade, mais acima afirmada por Pedro (4,19), está em jogo uma opção radical: obedecer a Deus ou aos homens; adotar a lógica de Deus na liberdade que provém da vitória sobre a morte, ou obedecer à lógica humana, que tem como fundamento o medo da morte e que se firma no poder repressivo que provoca tortura e morte. Mas o cristianismo vem de Deus, ninguém poderá detê-lo. (Atos dos apóstolos 5,34-42).

Postar um comentário

Meu nome é Geilson Ribeiro, se você gostou e se esse tipo de conteúdo interessa a você, por favor, deixe aqui seu comentário, pois sua opinião pode ajudar a outras pessoas. Compartilhe para que essas informações cheguem a mais gente, esse blog é visitado no mundo inteiro. Gratidão!

Postagem Anterior Próxima Postagem

COMPARTILHAR

"
"