O “primeiro livro” é o Evangelho de Lucas. Recebendo o mesmo Espírito que guiou toda a missão de Jesus, os apóstolos estarão preparados para testemunhar Jesus, continuando o que ele começou a fazer e ensinar.
Essa é a tarefa apostólica de todos os cristãos, que formam a comunidade de Jesus. Através do testemunho deles, Jesus ressuscitado continua presente e atuante dentro da história.
O Reino não vai surgir de um momento para outro na história, como por toque de mágica ou milagre. Ele será fruto do testemunho dado pelos discípulos no mundo inteiro.
E só o Pai sabe o momento em que a história da humanidade estará completamente madura, para então se manifestar a plenitude do Reino.
A ascensão de Jesus é um modo de falar sobre a sua volta para o mistério da vida de Deus. Aliás, Deus está presente em todos os tempos e lugares.
A vinda gloriosa de Jesus se realizará através do testemunho
E o fato de os cristãos esperarem por Jesus não deve deixa-los passivos, mas leva-los à missão, pois a vinda gloriosa de Jesus se realizará através do testemunho. (Atos dos apóstolos 1,1-11).
Lucas apresenta a primeiríssima comunidade de Jesus. O monte das Oliveiras é o lugar onde começou a paixão (Lc 22,39) e, na sala de cima, Jesus havia celebrado a última Ceia. (Lc 22,12).
A comunidade cristã sempre tem como fonte o ato supremo em que Jesus deu a sua própria vida para confirmar o testemunho dado.
A presença da mãe de Jesus mostra que a Igreja está em gestação a partir da primeira comunidade, onde todos tem os mesmos sentimentos e buscam continuamente o sentido da sua missão (oração). (Atos dos Apóstolos 1,12-14).
A primeira comunidade começa a expandir-se (cento e vinte irmãos). O número dos Doze deve ser completo: assim como o povo de Israel se formou a partir dos doze filhos de Jacó, o novo povo de Deus forma-se a partir dos doze apóstolos.
A testemunha de Jesus é aquela que conhece o que ele fez e ensinou, desde o seu batismo até sua morte e ressurreição. O v. 22 mostra o conteúdo da catequese primitiva, a qual formou depois a estrutura dos evangelhos; por isso, é preciso conhecer os evangelhos para dar testemunho de Jesus.