Entre os dois estados de espíritos, o forte e o fraco, você identifica aquele que perdoa e, não pelo nível de conhecimento, mas pelo dom gratuito que vem de Deus. O dom de perdoar alguém não é seletivo, mas responsável.
Diante do grande drama da escassez emocional, as pessoas estão cada vez mais reativas e magoadas, são sensíveis as críticas e exigentes para com seus familiares e amigos. São afetadas com muita facilidade e guarda rancor, o que alimenta suas necessidades emocionais cada vez mais.
Existe ambiente que são mais tóxicos do que outros, a família, por exemplo, é lugar de perdão. Quando existe uma somatização, um saldo negativo de afeto e muitas cobranças em relação à desigualdade de atenção, um dos lados precisa ceder para quer o outro se equilibre e saia da zona de inundação emocional.
1 O golpe do traidor
O perdão passa por nível de valor de acordo com o erro em questão, a traição é uma das pedras de tropeço que mais diminui o caráter da pessoa, todavia, quem é espiritualmente forte não se abala com o golpe do traidor, mas em última análise, sabe que a fraqueza do traidor pode também sabotar o perdão.
A sabedoria de quem tem o dom de perdoar sabe que, ninguém é perfeito e, que muitas vezes esses erros são decorrentes da falta de maturidade e de inteligência emocional. Hoje os meios que manipulam a família são cada vez maiores, por isso, a união e o amor é a base de comando que impede o acesso desses erros intrusos.
2 Perspectivas e decepção
Estamos de uma maneira ou de outro criando perspectivas sobre a vida da pessoa que estar ao nosso lado, isso é muito perigoso porque não casamos com uma pessoa perfeita, não temos pais perfeitos e nem temos filhos perfeitos, então diante da nossa vida em processo de construção precisamos entender isso para minimizarmos o grau de decepção, quando o nível de perspectiva não é literalmente atingido.
Quando o relacionamento é entre uma pessoa generosa e uma egoísta, existe por consequência de suas naturezas uma maior possibilidade das coisas darem certas, pois é mais fácil para o egoísta perdoar uma pessoa generosa do que desculpar outra pessoa egoísta.
Assim também, como a generosa gosta de quem aceita seus presentes, então perdoa com facilidade o explorador, mas isso não tem nada haver com o dom de perdoar.
A vida emocional vive na escassez de valores e a sobrevivência fica a nível mental e físico sofrendo com o mau trato da desigualdade de atenção e com a falta de perdão.
Existe por conta da falta de inteligência emocional, um grande número de divorcio e de desestruturação familiar, que gera além de mais sofrimento para si e para a família, a desigualdade social.
A internet amplia mais a motivação que alimenta a necessidade emocional das pessoas, desvaloriza o lado bom da vida, a espiritualidade e nega valores que cria um défice na vida afetiva que deixa todos sem a menor saída. Temos e, não podemos negar o lado bom da tecnologia, mas é acessada pelo lado bom da vida, por aqueles que tem caráter e o dom de perdoar e se reconciliassem.
3 Perdoar setenta vezes sete
Sem perdão a família e a comunidade ficam doentes, sabemos que nenhum relacionamento é 100% saudável, mas o perdão é sepse da alma e, como o fogo purifica a mente e restaura o coração. Assim o perdão processa a vida.
Jesus veio para revelar quem de fato tem o dom de perdoar setenta vezes sete (70x7), pois não existe remédio para combater essa doença, senão o perdão. Quem não consegue mais perdoar é porque já está doente também, pela magoa e frustrações que inunda a alma e enfraquece espiritualmente o ser.
4 O viés que confirma sua rota
O perdão promove felicidade onde o sofrimento e a dor trouxe infelicidade; de cura para a alma onde essa infelicidade criou doença e escuridão.
Se apegar a magoas para dizer que não abre mão do seu ponto de vista é um grande gesto de fraqueza no coração, cuidado com ideias autodestrutivas, porque uma pessoa quando estiver no lugar de derrota sempre encontra motivo e explicação para suas razões, mesmo, é claro, que isso seja Autossabotagem.
O viés que confirma sua rota não pode garantir sua chegada com sucesso, então antes de condenar a atitude de alguém, corrija sua forma de reagir, porque o viés é a trave que Jesus mencionara que impede de ver a si mesmo. Leia Mais.