Liberdade, quando você faz uma escolha o mundo inteiro é afetado por ela.
Ser livre é uma parte indispensável na vida, mas a liberdade por si só não é muita coisa. O povo de Israel deixara a Terra Prometida e acabaram ficando como escravos no Egito por mais de 400 anos. Aqui você vai conhecer o papel do sofisma
Publicidade
Aqui você já percebe que as escolhas erradas desde que José é vendido por seus, até a escolha por causa da falta de condições dos demais se transformou nessa história toda.
Todavia, não foi tão diferente para os escravos que chegaram ao deserto, depois de atravessar o mar vermelho.
Eles estavam livres, mas uma coisa é ter liberdade e outra é saber usar essa liberdade para fazer a escolha certa.
O grande objetivo era mesmo a libertação, porém ser livre só nos leva até os direitos fundamentais, daí para frente você tem que se virar.
1 Vítimas do sofismo
Ordenado por Deus, Moisés escolhe doze homens para enviar como espiões a terra de caná, eles foram e fizeram toda espionagem, mas foram vítimas do sofismo.
O povo de Israel estava esperando atentos pelo retorno dos doze espias, todos já dispostos para entrar na terra prometida e as tê-la de volta.
A tão esperada hora da volta dos espias chegou e Moisés, juntamente com o povo esperam ansiosos pelo relatório para traçar as estratégias contra os inimigos.
Então, o relato foi simples e já o esperado, a terra que Deus nos deu é uma terra fértil, e como vocês mesmo podem ver, aí esta as uvas que nós colhemos e trouxemos para que veja o quanto à terra de Caná jorra leite e mel.
Publicidade
2 Aquela terra devora as pessoas
Até aí tudo bem, mas quando o povo disse vamos entrar lá e tomar o que é nosso, os mesmos homens que haviam relatado que a terra jorra leite e mel e que seria preciso dois homens para carregar um cacho de uvas. Dizem, não! Não podemos ir, lá além de ter homens gigantes, aquela terra devora as pessoas e, se nós formos seremos mortos.
A tristeza tomou conta daquele povo e o pior de tudo é que até mesmo o líder Moisés desvalesse e fica triste também.
No início o erro por vender José como escravo, depois a falta de condição que fez Jacó ir com seu povo para o Egito gerou todo esse problema.
A gora o sofisma que a serpente usou lá no Jardim do Éden volta a atacar o povo de Deus com a mentira de que a terra de Caná devora seu povo, ora se a terra dá bons frutos, porque assim Deus quis, então porque eles distorceram a realidade?
Isso foi tudo para que se iniciasse outra temporada de sofrimento para aquela gente.
3 A escravidão de dentro dos escravos
Uma coisa você precisa saber, Moisés com a ajuda de Deus conseguiu tirar o povo do lugar da escravidão, mas não conseguiu tirar a escravidão de dentro dos escravos.
Aquilo que nos escraviza pode ser deixado para trás ou nós podemos fugir para o mais longe possível, entretanto, uma coisa é certa, ninguém se livra de sofrimento emocionar de uma hora para outra.
Esse povo daí para frente só fizeram escolhas erradas, até que através do Josué o sucessor de Moisés eles reatam a aliança com Deus e fazem a primeira escolha certa depois de quarenta anos.
Para tudo na vida o homem precisa ser livre, mas não se trata só de liberdade ou do direito a essa liberdade, mas ser livre emocionalmente, psicologicamente e espiritualmente para não ser vítima do sofisma ou da Autossabotagem.
Bom no fim da história a vitória foi alcançada, mas com a orientação de um bom líder que acreditara em Deus. Leia Mais