A morte de Estêvão em praça pública é o estopim da perseguição, que agora se torna acirrada, penetrando nas casas, que era o lugar de reunião da comunidade primitiva.
Mas, ao invés de abafar o Evangelho, a perseguição acaba fazendo com que ele se difunda cada vez mais. (Atos dos apóstolos 8,1-4).
O autor apresenta Filipe como exemplo da evangelização que se propaga a partir de Jerusalém. A missão cristã é mostrada nos mesmos moldes previstos pelo Evangelho: anúncio do caminho de Jesus Cristo e ação que desaliena os homens (expulsão dos demônios), possibilidades que eles se tornem responsáveis pela própria caminhada (cura da paralisia). O resultado é a alegria trazida pela Boa Notícia. (Atos dos apóstolos 8,5-8).
Simão é alguém que busca prestígio a todo custo, recorrendo a venda de ilusões que fascinam e aliena o povo.
Jesus é o sentido da vida do batizado
Enquanto outros buscam o batismo para selar a conversão, Simão está interessado em milagres e em comercializar o dom de Deus.
Reprovando-o, Pedro lembra a cena de Jesus expulsando os comerciantes do Templo (Cf. Lc 19,45). O texto é verdadeira condenação de qualquer comercio do sagrado. O que Deus dá gratuitamente, deve ser distribuído gratuitamente.
A missão de Pedro e João na Samaria é reconhecer a nova comunidade como parte integrante da Igreja. A imposição das mãos com o dom do Espírito Santo mostra que as comunidades cristãs nascem sob o impulso do Espírito Santo. (Atos dos apóstolos 8,9-25).
A conversão de um eunuco etíope mostra que a fé cristã quebra todas as barreiras, tanto raciais (o etíope é negro) como nacionais (ele é estrangeiro), tanto sociais (trata-se de escravo) como religiosas (o judaísmo não permite que uma pessoa mutilada pertencesse à comunidade, cf. Dt. 23,2).
Além disso, o episódio mostra como se realizava uma iniciação na Igreja primitiva: encontro, anúncio, catequese, batismo. A perseguição não abafa o Evangelho, mas difunde ainda mais.
De um lado, as pessoas que buscam algo ou alguém que lhes dê sentido para a vida, de outro, o missionário obedece ao Espírito, que lhe indica o momento e o lugar oportuno para esclarecer quem as pessoas buscam e para fazer o grande anúncio.
É necessário que alguém abra a perspectiva da fé
Não basta ler e estudar a Sagrada Escritura. É necessário que alguém abra a perspectiva da fé para mostrar que a Bíblia, espelho da experiência humana, é o anúncio de Jesus Cristo (cf. Lc 4,16-21; 24,25-27).
O rito do batismo é o sinal que exprime a aceitação de que Jesus é o novo sentido para a vida do batizado. (Atos dos apóstolos 8,26-40).