A igreja é a comunidade cristã local formada pelas pessoas que acreditam em Deus e se comprometem com o testemunho de Jesus cristo (1 Tessalonicenses 1,1-3).
2-3 Cf. nota em Cl 1,3-8.
Sobre a tribulação, cf. nota em Rm 5,1-11.
Paulo relembra o primeiro anúncio (querigma) que provocou a conversão dos tessalonicenses. Conforme os vv. 9-10, esse primeiro anúncio do Evangelho era um convite à mudança radical: deixar os ídolos para servir unicamente ao Deus vivo.
Os ídolos são valores considerados absolutos mas que, na realidade, sustenta uma estrutura de sociedade baseada na opressão e exploração do corpo e da consciência do homem.
Servir ao Deus vivo é comprometer-se com Jesus Cristo, que manifesta na história a presença e ação do Deus verdadeiro, o qual está comprometido com a libertação e a vida do homem.
A conversão é um processo continuo na história. O cristão dá o seu testemunho, animado sempre pela espera da plena manifestação de Jesus Ressuscitado (1 Tessalonicenses 1,4-10).
A esperança formada pela fé
Publicidade
“Escrita por volta dos anos 50-51, segundo os estudiosos esta carta é o primeiro documento que foi redigido do cristianismo. Ameaçado pela perseguição, Paulo vai para Tessalônica onde há muitos estudiosos religiosos e filósofos.”
Nesta carta a fé, o amor e esperança são ensinados para construir a comunidade e formar esse povo no amor, na atenção à espera do Senhor, que formada pela fé e perseverança, conduz essa magnifica construção da nova história, desconstruindo a sociedade dos ídolos que manipulam o corpo e a consciência dos homens. Saiba Mais