Espírito, alma e corpo significam aqui o homem inteiro na sua vida concreta

 

Saber com precisão a data da parusia de Cristo é desejo muito humano, porém fadado à frustração. Conforme a tradição cristã, só Deus Pai conhece o momento preciso: “Quanto a esse dia e hora, ninguém sabe nada, nem os anjos do céu, nem o Filho. Somente o Pai sabe” (Mc 13,31). Aos cristãos cabe esperar com espírito vigilante (1Tessalonicenses 5,1-3).

A luz é símbolo da vida, enquanto as trevas são símbolos do mal e da morte. Para Paulo, o cristão é aquele que acredita na vida e luta por ela, sem aceitar nenhum compromisso com as estruturas que produzem a morte.

Viver em clima de alegria e oração

Publicidade

 

A imagem militar do v. 8 sugere que o testemunho cristão é verdadeiro combate com as armas da fé, do amor e da esperança: a fé leva ao conhecimento da verdade e da justiça; o amor produz novas relações entre os homens; a esperança abre o futuro para a liberdade e a vida (Cf. nota em Cl 1,3-8) (1Tessalonicenses 5,4-11).

Paulo termina a carta com diversos conselhos para a construção e crescimento da comunidade: respeitar os que tem o encargo de dirigir, ajudar os irmãos que estão em dificuldade, viver em clima de alegria e oração.

Espírito, alma e corpo.

Os vv. 19-21 convidam os cristão a exercitar o discernimento e espírito crítico, para se tornarem capazes de reconhecer e assimilar o bem, onde quer que este se encontre (1Tessalonicenses 5,12-22).

Espírito, alma e corpo (v. 23) significam aqui o homem inteiro na sua vida concreta, participando do Espírito de Deus (1Tessalonicenses 5,23-28). Saiba Mais

Publicidade

 

Postar um comentário

Meu nome é Geilson Ribeiro, se você gostou e se esse tipo de conteúdo interessa a você, por favor, deixe aqui seu comentário, pois sua opinião pode ajudar a outras pessoas. Compartilhe para que essas informações cheguem a mais gente, esse blog é visitado no mundo inteiro. Gratidão!

Postagem Anterior Próxima Postagem

COMPARTILHAR

"
"