As comunidades cristãs procuram viver um espírito de partilha

 

Éfeso é o terceiro centro de difusão do cristianismo, depois de Jerusalém e Antioquia. Lucas, narrando o episódio dos “discípulos” que só havia recebido o batismo de João, deixa bem claro um ponto fundamental: a maturidade da fé cristã só se realiza através da ação do Espírito Santo, que se fez presente pelo batismo confirmado em nome do Senhor Jesus.

A sinagoga deixa de ser o espaço da pregação; essa independência é necessária para maior liberdade e tranquilidade do anúncio do Reino. Nota-se ainda que o Reino de Deus e caminho se identificam (Atos dos Apóstolos 19,1-10).

O que provoca a verdadeira libertação é a fé

Lucas mostra que a força salvífica (v. 20) do Evangelho que liberta os homens não é a magia. Ao contrário, o Evangelho desmascara a arte mágica, que faz justamente o inverso: aliena o homem, inclusive aqueles que a praticam (vv. 15-16), especialmente porque nela há interesse econômico (v. 19), O que provoca a verdadeira libertação é a fé, e não atos mágicos (Atos dos Apóstolos 19,11-20).

Estes versículos se caracterizam por uma grande semelhança com a decisão de Jesus em subir para Jerusalém, onde se concretiza a sua paixão (cf. Lu 9,51). Começa a paixão de Paulo, no seu seguimento de Jesus Cristo (Atos dos Apóstolos 19,21-22).

A vida cristã

Por que o caminho, isto é, a vida cristã, provoca tumulto? (v. 23). O livro dos Atos indica, de modo implícito, as implicações políticas da mensagem cristã, mas acentua o relacionamento do Evangelho com a questão econômica.

As comunidades cristãs procuram viver em espírito de partilha, que se concretiza na socialização dos bens (cf. 2,44-45; 4,32-32-37). Como consequência, torna-se cada vez mas claro que os interesses econômicos baseados no lucro são idolatria e se contrapõem ao Evangelho (cf. 8,18-23; 16,16-24; 19,13-19).

A deusa Ártemis

De fato o lucro tira do povo os bens necessários e os acumula para formar o ídolo do capital, manejado por uma minoria privilegiada. Neste contexto teológico, se coloca o tumulto causado pelos fabricantes de lembranças da deusa Ártemis (Atos dos Apóstolos 19,23-41).

Postar um comentário

Meu nome é Geilson Ribeiro, se você gostou e se esse tipo de conteúdo interessa a você, por favor, deixe aqui seu comentário, pois sua opinião pode ajudar a outras pessoas. Compartilhe para que essas informações cheguem a mais gente, esse blog é visitado no mundo inteiro. Gratidão!

Postagem Anterior Próxima Postagem

COMPARTILHAR

"
"