O testemunho da comunidade foi decisivo para que Timóteo pertencesse ao grupo missionário. Sem a circuncisão, ele não poderia exercer o ministério entre os judeus, pois os primeiros contatos do programa missionário ainda se prendiam às sinagogas (Atos dos apóstolos 16,1-5).
Segundo o livro dos Atos, a ação missionária é dirigida pelo Espírito Santo, que está presente e age através da comunidade.
A visão de Paulo contém o pedido dos europeus para serem evangelizados (a Macedônia fica na Europa) (Atos dos apóstolos 16,6-10).
Filipos é a primeira cidade da Europa a receber o Evangelho (cf. Introdução à carta aos Filipenses na Bíblia edição pastoral). Em Filipos não havia sinagoga, tanto que os judeus faziam suas reuniões perto do rio (Atos dos apóstolos 16,11-15).
A prática libertadora de Jesus
A jovem era oprimida (escrava) e explorada pelos seus patrões (lucro). Paulo a liberta. E os patrões, para vingar-se, o entregam á justiça, alegando motivos políticos.
O episódio lembra a prática libertadora de Jesus, que o levou à paixão (açoites), morte (prisão) e ressurreição (libertação da prisão).
O terremoto é sinal da intervenção de Deus que liberta os oprimidos (presos) e aquele que serve ao opressor (carcereiro).
O que interessa a Paulo é a justiça, e não apenas ser solto. Em geral os opressores não assumem a responsabilidade por seus atos de repressão (Atos dos apóstolos 16,16-40).
Bíblia Católica edição pastoral
24: Ao receber essa ordem, o carcereiro os levou para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco. 25: À meia noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus; os outros companheiros de prisão escutavam. 26: De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todos se soltaram (Atos dos apóstolos 16,24,26).