Nada sabemos sobre as pessoas nomeadas nos vv. 2-3, a não ser que devem estar profundamente comprometidas com o trabalho de evangelização.
Paulo parece jogar com o significado dos nomes (Evódia = “caminho fácil”; Síntique = “encontro”; Zízigo = “companheiro de cancã”).
Publicidade
A alegria cristã se baseia na salvação obtida por Cristo, e é testemunhada, sobretudo pela bondade que se irradia para todos e pela tranquila confiança em Deus.
Os cristãos devem ser fiéis ao que aprenderam dos seus evangelizadores, mas também precisam estar abertos a todas as coisas sadias que encontram na sociedade (Filipenses 4,1-9).
Crescimento espiritual
Paulo agradece o auxílio que os filipenses lhe enviam através de Epafrodito. Ele se alegra, não tanto pelo auxílio material recebido, mas pelo afeto e crescimento espiritual que a comunidade demonstra através da oferta (Filipenses 4,10-20).
“Os da casa de César” são todos aqueles que trabalham para o imperador e se encontram nas diversas cidades.
A saudação final tem forma litúrgica, pois Paulo sabe que a carta vai ser lida numa reunião da comunidade (Filipenses 4,21-23).
“Finalmente, irmãos, ocupem-se com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvou (Carta aos Filipenses Capítulo 4,8).”