Paulo não se serviu de artifícios humanos para anunciar o Evangelho aos Coríntios. Pelo contrário, foi através da sua fraqueza que ele anunciou o carne do projeto de Deus: Jesus crucificado.
Publicidade
Se os coríntios chegaram à fé foi pelo Espírito que agiu neles através de Paulo. Os cristãos que aprofundaram a fé possuem a verdadeira sabedoria, que consiste no seguinte: Deus salva o mundo por meio de Jesus Cristo.
Esta compreensão da fé é obra do Espírito; o homem que só confia em sua própria capacidade não consegue atingir essa compreensão (Carta aos Coríntios 2,1-16).
A Cristo e a Deus
Enquanto os cristãos condicionarem a própria fé à preferência por um pregador ou líder, demonstram fé imatura.
Agindo assim, estão sendo levados por princípios que dividem e que são contrários ao princípio básico que provém do Espírito: a unidade em Jesus Cristo (Carta aos Coríntios 3,1-4).
Paulo se serve de duas imagens (campo e edifício) para apresentar o verdadeiro agente de pastoral.
Este é um servidor do projeto de Deus concretizado em Jesus Cristo e que consiste em reunir os homens no compromisso de fé com Jesus, cuja ação devem continuar. Se os agentes de fato servem a Cristo, nunca se contradizem.
O sucesso não deve levar o agente à vanglória, pois o projeto não é seu: a eficiência vem de Deus, que também dá as aptidões e capacidades.
A responsabilidade é grande, pois o agente deverá prestar contas ao próprio Deus, que provará quanto vale a obra de cada um (Primeira Carta aos Coríntios 3,5-17).
A sabedoria do projeto de Deus critica e põe abaixo todos os projetos da sociedade. Conhecendo e vivendo o projeto de Deus, a comunidade cristã é radicalmente livre e não deve dobrar-se diante de pessoas ou coisas, pois ela pertence unicamente a Cristo e a Deus (Carta aos Coríntios 3,18-23). Saiba MAIS