Lá nos capítulos 6 e 9 do livro dos Gêneses, Deus pede para Noé começar ou recomeçar a nova história com a família dele. Nessa trajetória, Deus mostra também sua misericórdia.
Publicidade
Deus coloca um arco no céu, lembra? Deus coloca esse arco como uma aliança entre ele e a humanidade e também como lembrete para o povo de que Deus é misericórdia.
Mas, também dentro da sua misericórdia, ela tem um determinado limite, ou seja, não aceita determinadas ações da humanidade.
Naqueles dias tudo foi instinto e começa tudo novamente, agora entenda uma coisa: Javé viu que a maldade do homem crescia na terra e que todo projeto do coração humano era sempre mau (Gênesis 6,5). Esse versículo explica o principal motivo que fez Deus decidir reiniciar a raça humana.
Havia duas coisas: a maldade na ação do homem e o pensamento continuamente mal, esse pensamento que era efetivado na ação do homem. Por isso, entenda algo muito importante agora.
A palavra hebraica para maldade, ela nos ensina muitas coisas (Ain Resh).
A mente que representa liderança, aqui a bíblia aponta aonde começa a maldade. A maldade tem seu berço na mente humana e de modo mais claro na mente do líder. A ação de Eva vem do berço da sua mente, lá de onde a serpente colocou a ideia.
É por isso, que tudo que os Evangelhos fazem é nos levar a Cristo para com isso bloqueamos a maldade. Levar nosso pensamento a Cristo é então apresentar a porta pela qual estamos adentrando no plano maior. A mente é a porta do sucesso e do fracasso.
Uma vez que a maldade é concebida na mente humana, então ela se torna uma ferramenta poderosa de potencial para a liderança, ou seja, ela vai ter influência sobre as ações dessa pessoa, mas também influência nas ações das pessoas em sua volta, como Eva influenciou Adão.
Por isso o versículo continua: Então Javé se arrependeu de ter feito o homem sobre a terra, e seu coração ficou magoado (Gênesis 6,6). A multiplicação da maldade através da mente humana, a multiplicação de um conceito.
Um exemplo prático que causa uma tragédia humana: A maldade de Adolf Hitler que propagasse para toda Europa, e o responsável pelo extermínio de milhões de pessoas. Ele consegue reproduzir sua própria maldade em milhões de pessoas que os seguia cegamente sem questionarem, ainda por cima obedeciam e executavam as suas maldades, aponto delas matarem milhões de pessoas inocentes, crianças, jovens, mulheres, idosos.
Dentro das camas de gás, não somente assim, mas de outras formas também. Esse é um exemplo próximo ou ressente que fala de um conceito na mente de um líder.
As pessoas que agem sem ter conhecimento das escrituras ou dos Evangelhos podem até pensam que estão fazendo algo correto, porque de fato elas não são criadoras da maldade e, então não refletiram sobre o sentido do conflito criado pelo interesse de quem planejou o meu. Isso só acontece porque a pessoa não está alinhada com a Palavra.
Maldade se inicia na mente e tem poder de liderança
Ain é uma letra hebraica que tem o concito de visão, o que mais afeta a visão das pessoas é a maldade, uma grande limitação que impede de você enxergar.
Como o povo ver o mundo?
Toda imaginação da mente, do coração é só a continuamente. Dentro de um conceito ideológico o povo nem enxerga a maldade e, porém, com essa maldade não percebe que estão negando o Evangelho e, isso acontece com os cristãos.
Como alinha a nossa visão a visão bíblica?
Quando sua ação é pautada em algo que está alinhada com a visão, aqui agora você volta à aliança que Deus fez com a humanidade depois do dilúvio. Deus coloca na verdade um arco nas nuvens e desta forma ninguém no planeta terra é excluído da intenção de Deus.
Keshet Ba’anan, ou seja, arco na nuvem.
O arco é o ícone que simboliza a aliança entre Deus e a humanidade, mas não é somente isso, o arco é uma arma divina que Deus entrega a todos que deseja ir enfrente com seu propósito de vida.
Hoje a aliança entre Deus e seu povo é feita através de Cristo, a maldade do homem é destruída com a fé no Senhor Jesus, o arco íris mostra que Deus se faz presente em nossas lutas pelo mundo e que a maldade foi destruída quando Jesus morreu na cruz.
“O homem começa a considerar-se deus
A autossuficiência chega ao máximo da pretensão: o homem começa a considerar-se deus ou semi-deus, projetado uma super-humanidade independente do projeto original de Deus.
Vendo sua criação desfigurada, o Senhor decide exterminá-la.
Tudo perdido? Não. A história vai continuar através de Noé O homem justo.” (Gn. 6,1-22).
Essa história no Antigo Testamento nos remete a nova história com Jesus que agora sela a aliança de Deus com o homem por meu do batismo. Jesus de Nazaré ou Barrabás?