Porque as pessoas colocam bilhetes com preces e pedidos entre as brechas da parede do muro das Lamentações e qual é a promessa de Deus para quem seguir esse costume do povo judaico? Você vai saber disso e muito mais aqui no blog, portanto, se você gosta desse assunto e ama a bíblia, ler essa postagem até o fim.
Publicidade
Qual é a conexão que esse Muro tem com o Templo, que relação existe entre o Muro das Lamentações com Jerusalém, com o rei Davi, Salomão?
1 Localização do muro das lamentações
O muro fica em Jerusalém, essa cidade é conhecida como a cidade do grande rei, como cidade da paz. Ela também é uma cidade que a bíblia diz que tem uma igualzinha lá no céu. Isso com o mesmo nome, características e dimensão e, portanto, é importante saber: No livro do apocalipse fala das características da nova Jerusalém do céu, em hebraico o nome Jerusalém é: Yerushalaim, essa palavra vai além da palavra paz, ela significa plenitude, completude, ou seja, ela completa tudo em nossa vida.
2 Cidade de Jerusalém
Antes de o rei Davi conquistar essa cidade, ela tinha outro nome, era conhecida como a cidade de Jebus. Os Jebuseus, eles foram uma tribo Cananeia de acordo com a bíblia hebraica. (II Samuel 5,6-9). Também, bem antes disso acredita-se que ela tinha o nome de Salém que significa alicerce da paz. Jeru+salém. Ela trás o nome de Melquisedeque o Rei da cidade da Paz, Malchi Tsedek.
O muro das lamentações que é um muro de oração estar localizado na cidade de Jerusalém, em primeiro lugar porque essa cidade foi construída com o propósito de plenitude. Ela foi pensada para essa completude para entregar algo concreto a todos nós.
O muro das lamentações não estar ali por acaso, de muitas cidades bíblicas, o muro foi construído exatamente em Jerusalém, porque existe um propósito para isso.
3 A Conexão da História
Jerusalém esta conectada com o rei Davi que esta conectada a Jesus, mas antes essa cidade já tinha conexões. Essa cidade passou a fazer parte realmente da história, do coração do povo de Israel, do rei Davi depois dos cristãos. Mas a conquista acontece X a C. 1 Crônica 11,4-5: Davi, com todo Israel, tomou o caminho para Jerusalém, que se chamava Jebus.
4 A Cidade de Davi
A partir da conquista ela passa a ser a capital das doze tribos da nação de Israel, foi lá em Jerusalém que Davi estabeleceu seu governo, sua cidade, seu palácio. Ele também adora em Jerusalém o seu Senhor.
Davi propõe edificar um templo ao senhor, porque ele edificou sua cidade, construiu seu palácio, então para fortalecer a cidade ele propõe a construção do templo sagrado, mas Deus disse não. Deus trás para Davi, uma reflexão profunda, porque a cidade estava pronta, ele tinha um palácio, mas Deus habitava em uma tenda. O tabernáculo.
Embora o rei Davi estivesse com a mente alinhada, Deus diz não! A resposta de Deus para Davi. Sou Eu quem vai construir uma casa para você, Deus, então passa o projeto da construção, mas quem vai edificar é seu filho Salomão.
5 A Oração no Muro e a Construção do Templo
Qual principal motivo para o povo orar no muro das lamentações? A oração tem tudo haver com a construção do templo, o muro estar conectado a casa do Senhor. Então Salomão constrói o templo que passa a ser a maior obra do mundo. Agora a cidade de Jerusalém tem um coração. A casa do Senhor. “A casa do meu Pai é lugar de oração”.
A festa da consagração do templo é esplendecente, magnifica. Na celebração Salomão faz uma oração ao Senhor, maravilhosa, 2 Crônicas 6,40: Agora, meu Deus, que os teus olhos estejam abertos e os teus ouvidos fiquem atentos para as súplicas que forem feitas neste lugar. Leia todo capítulo seis.
Nesse momento da oração Deus manda fogo do céu que enche toda a casa, todo povo de Israel contempla esse fogo e dão graças ao Senhor. À noite o Senhor se aproxima de Salomão através de sonho:
2 Crônica 7,15: De agora em diante, meus olhos ficarão abertos e meus ouvidos estarão atentos à oração feita neste lugar. Portanto, existe uma promessa de Deus para as orações feitas neste lugar. Não é nada por acaso, porque para tudo Deus tem um propósito.
Mas o templo não existe mais, porém, o muro é o que sobrou de sustentação do templo que foi à casa de oração do povo de Israel, o muro fica no lugar mais próximo do lugar do santo dos santos no templo. Ele foi reformado por o rei Herodes na época. O muro das lamentações é uma representação e não uma parede de pedra.
Por ser uma parte que se conectava com a arca da aliança, esse lugar é um lugar especial para fazer oração aqui no planeta terra.
Hoje para o povo cristão, Jesus é o novo Templo, o Templo vivo. Em Cristo pela graça todos alcança a bênção. Evangelho