Na postagem anterior a gente descobriu a relação que esse muro tem com o Rei Davi e Salomão, aprendemos também o motivo da oração no muro das lamentações, vamos continuar descobrindo mais detalhes surpreendentes sobre essa parte da história do povo de Deus.
Publicidade
1 Nome Original do Muro das Lamentações
O primeiro nome é de surpreender porque não é muro das lamentações, mas muro ocidental e, pouca gente sabe disso, ele é conhecido por esse nome por ser localizado na parte ocidental do templo.
Quando os visitantes vão para Jerusalém e vão até o muro, todas as placas de sinalização estão escritas com a informação: the western wall (o muro ocidental).
Então, por que ele tem esse nome, muro das lamentações? Historicamente o templo construído pelo Rei Salomão foi destruído e várias vezes reconstruído.
2 Época do rei Herodes
Um pouco antes do nascimento de Jesus, o grande Herodes, como era conhecido, decide agradar o povo judeu. Ele sabia que o templo era o coração do povo judeu, então se eu fizer algo no templo que chame atenção, os judeus vão ficar gratos. Com essa ideia o Rei Herodes aumenta o templo e constrói muros em volta e um desses muros é o Muro das Lamentações.
3 A Destruição do Templo de Salomão
No ano setenta 70 d C, esse templo foi destruído pelos soldados romanos, o templo inteiro foi as ruínas com exceção do muro das lamentações, isso para a história remete um valor incalculável ao muro das lamentações.
Esse muro fica em relação aos outro na parte mais próximo do Santo dos Santos, isto é, do Santíssimo Lugar que fica na terceira porta do tabernáculo. Como esse lugar era um lugar reservado para as orações, porque foi assim que Deus prometeu a Salomão, então até hoje é uma representação divina.
2 Crônicas 6,40: Agora, meu Deus, que os teus olhos estejam abertos e os teus ouvidos fiquem atentos para as súplicas que forem feitas neste lugar. Leia todo capítulo seis.
Por essa razão, os judeus escolhe orar nesse lugar por ser o mais próximo do Santo dos Santos. O lugar que Deus faz uma promessa de que toda oração feita nesse lugar ele ouvirá.
4 Oração do povo judeu
Como a oração do povo judeu parece com lamento, então, o muro ganhou essa identidade. Consegue ir amarrando as pontas soltas que tinha na sua mente? Mas, olhando para esse panorama você pode pensar que eles lamentam pela destruição do templo e por não ter mais um lugar para ora. Vamos entender se isso é real ou se tem uma história por três.
5 Nome do muro das lamentações
O nome original é muro das alegrias, muito contraditório com a realidade, esse nome representa a grande Alegria de Deus, a forte presença de Deus está ali, também é o lugar onde os judeus tem total liberdade de orar. Conhecido como o muro das alegrias, os judeus também acreditam que por isso, será reconstruído o terceiro no mesmo lugar.
6 Por que em Jerusalém?
Vamos fazer uma visita lá no livro dos Gn (Bereshit). Os rabinos explicam que a rocha base da criação do universo estar em Jerusalém, por isso, voltar para o momento da criação e compreender isso é importante. O princípio de tudo estar em Jerusalém, inclusive eles diz que o pó da terra que criou o homem foi retirado de Jerusalém. E é muito provável que o Éden.
7 Monte Moriá
Qual é o motivo do muro estar localizado no Monte Moriá e qual é o propósito? Deus sempre conduziu o homem para Jerusalém, lembra que Deus conduz Abrão e Isaque, se você leu a primeira postagem, então está vendo algo poderoso.
2 Crônica 7,15: De agora em diante, meus olhos ficarão abertos e meus ouvidos estarão atentos à oração feita neste lugar.
Moriá quer dizer, onde o Senhor vê, por isso, Jerusalém é um roteador onde tudo se conecta a historia do povo de Deus, isso é magnifico! Tudo esta ligado.
A Bíblia é pentecostal de mais, toda direção espiritual se encontra na Palavra de Deus, agora, quando você aprender tudo sobre a história do povo de Israel, vai com certeza, ficar mais impressionado com a história de Jesus de Nazaré, ele é nosso novo templo, para o povo cristão é essa a fé e visão e, sobretudo, o objetivo central do Criador.
Se você ainda não leu a primeira postagem sobre o muro das lamentações, basta clicar aqui para acessar.