Vamos ver os
elementos que fazem parte do primeiro local do tabernáculo, essa parte é o
início do processo de mudança de identidade, tanto para uma questão pessoal,
como para o coletivo.
Jesus e a primeira parte do tabernáculo: Jo 10,9 “Eu sou a porta. Quem entra por mim, será salvo. Entrará, e sairá, e encontrará pastagem”.
Publicidade
1 Primeira Porta do Tabernáculo
Jesus se refere a ele como a porta, mas o que você não sabe é que ele está associando-se a primeira porta do tabernáculo. Esse tabernáculo foi montado lá no deserto e o povo que estava acampando ali estava cedente, com fome e buscando um lugar onde pudesse ser acolhidos.
Na postagem anterior agente falou sobre a importância de refletir a excelência e beleza de Deus, pois bem, ao entrar pela primeira porta a pessoa já se depara com as primeiras obras dessa excelência.
2 O Povo de Israel no Deserto
Como imaginar o que o povo sentia no deserto, impactados pela limitação da identidade de escravo e sofrendo com tantas outras necessidades, pois é assim a vida no deserto, mas é exatamente nesse lugar onde Deus construiu o tabernáculo, o lugar da mudança de vida.
O deserto na Bíblia representa o lugar da falta, lugar do pecado e das tentações e quando agente estar nesse lugar, nessas condições, nós precisamos de uma porta, de alguém que nos salve, e é aí, então onde a história do tabernáculo começa.
Mas, Jesus diz: entrará e sairá e encontrará pastagem. É, portanto estranho essa frase, porque a pastagem estar fora, porque entrar e depois sair para poder encontrar o que deseja?
Jesus é a porta, Jesus é o caminho, mas ele nos alerta de que existe muito mais quando nós entramos por ele. Existe na verdade três portas no tabernáculo, então quando você entra por uma, na primeira, a proposta é sair dessa para entra pela outra, ou seja, entra pela segunda porta, ao sair da primeira você já encontra pastagem.
3 A Salvação o Nível Máximo
O processo é o caminho da mudança e a primeira porta nos remete para o nível superior, exigindo de nós refletirmos sobre algo mais importante que só será possível para quem contempla a excelência e a beleza que estar no lugar da primeira porta.
A salvação é um nível máximo que está disponível a todos que entrará e sairá, isto é, passa pela porta, contemplar a beleza da excelência de Deus, salvação é total liberdade de fazer escolha certa e ter vida em abundância.
Percorrer por todas as portas do tabernáculo significa a total purificação do corpo e da alma, mas a primeira porta, então tinha uma única entrada virada para o leste, isto é, virada para o nascer do sol, na direção de Jerusalém, de acordo com a geografia de onde estava o acampamento. A Palavra de Deus se refere ao Messias como o sol da justiça.
Primeira Porta
Qual é o nome da primeira porta do tabernáculo?
Shaar: Porta, escancarar.
Quem entra por essa porta será salvo, encontrar uma porta no deserto significa salvação, todo povo pode entrar, pois essa porta não faz separação. Ela dá o acesso ao pátio do processo de mudança de vida e de identidade, pois o povo no deserto tinha perdido a identidade de hebreu. Por isso a palavra: Shaar significa escancarar.
O que você vai encontrar depois que entra por essa primeira porta? Existem ali três elementos:
4 Primeiro elemento: Altar
O altar tinha a função de queimar, eles pegavam um animal e sacrificava esse animal pelo pecado e queimava principalmente o coração desse animal ali no altar, porque queimar no altar entre os elementos o coração? Porque a Palavra de Deus fala que o coração do homem é mentiroso, então é a primeira coisa que você deve colocar sobre o altar do Senhor.
O significado da palavra alta no hebraico é: lugar onde eu morro! Mt 16,25: Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perde-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontra-la. Por isso, Jesus é a porta, então quando você entra por ele, logo ele vai começar a tratar de transformar sua vida. Lembra que você entra e sai, isto é, você não fica parado.
5 Segundo elemento: A Pia de Bronze
A pia de bronze polido e, dentro dessa pia tinha água, quando o sacerdote entrava e se dirigia até essa pia para lavar suas mãos, ele sai do altar e vai para a pia de bronze e essa pia de bronze polido significa que antigamente, isto é, nessa época não existia espelho de vidro porque não existia o vidro, então quando o sacerdote ia lavar as mãos ele se via no bronze que refletia seu rosto.
Quando a pessoa entra pela primeira porta e coloca seu coração no altar e morre para esse deserto todo, ela pode se ver como uma nova pessoa que tem agora uma identidade nova com plena liberdade e não mais de escravo.
Ele ver sua imagem refletida ali naquela pia de bronze, assim como recebendo o batismo o cristão recebe o Espírito Santo e fica livre do reino da morte e passará a fazer parte do Reino da vida pela graça.
6 Terceiro Elemento: Água
Além de ver sua imagem no bronze, a pia esta cheia de água e a água na Bíblia significa alinhamento, veja que existe uma ordem a ser seguida um processo, primeiro a pessoa é escrava, depois estar no deserto em busca da liberdade, mas para chegar nesse lugar no tabernáculo você precisa passar pela porta, não existe outro meio, somente Jesus é a porta e o caminho.
Por isso, o tabernáculo tem uma porta e depois que você estar dentro, passa por esse processo de purificação, fim do homem velho e início do novo homem. Livre. Primeira postagem sobre o tabernáculo e Jesus.