Moisés acha que o povo não vai acreditar nem fazer caso. Ele sabe que os sacerdotes e magos conseguem impressionar o povo, para mantê-lo ideologicamente sob controle.
Tendo adquirido poderes semelhantes aos dos sacerdotes e magos egípcios (cf. 7,8-13), Moisés poderá conscientizar o povo, desmascarando a ideologia do sistema egípcio e fazendo o povo acreditar que a libertação é possível e vai se realizar.
1 O Projeto de Libertação
É a última objeção de Moisés: ele não sabe falar de maneira que o povo entenda. Arão tem essa facilidade, pois vive no meio do povo; além disso, é irmão de Moisés e poderá ser o seu porta-voz.
Com o retorno de Moisés ao Egito, o projeto de libertação começa a ser executado. E aqui já se faz alusão ao término violento desse projeto (v. 3; cf. 12,29-34).
O texto é obscuro. O ataque de Javé contra Moisés se deve certamente ao fato de que ele se descuidou, não circuncidando o filho.
É interessante notar que o texto vem logo depois de se mencionar a morte do primogênito do Faraó (v. 23). É que os primogênitos hebreus serão salvos graças ao sinal do sangue (cf. 3,13).
Começa a realização do projeto de libertação. Para que ele não seja imposto de cima para baixo, são necessários a adesão e o compromisso consciente do povo, aqui representado por seus líderes ( = anciãos; cf. 3,18.
Nesse momento os três — Javé, o povo e os líderes — estão sintonizados para agir em conjunto. Livro do Êxodo Capítulo 4 de 1 a 31.
2 O Sistema do Poder Absolutizado
Quando o poder é absolutizado, o povo não faz parte de uma adesão consciente, mas se sub-mente a outra realidade onde são oprimidos e obrigados a aceitarem uma ondem de comando vinda de cima.
Sem uma adesão consciente para que o processo de conquista vem de baixo, nesse caso a vitória somente será dos líderes, excluindo a Deus e o povo que são fonte de criação, trabalho e realização.
3 A Fonte de água viva
Com muito mais experiência já no tempo do profeta Jeremias ele diz: Javé, tu és a esperança de Israel! Todos aqueles que te abandonarem ficarão envergonhado; aqueles que afastam de ti terão seus nomes inscritos na poeira, porque abandonaram Javé, a fonte de água viva, Jeremias 17,13.
Por essa razão, hoje Jesus nos alerta com seu forte GRITO: “Se alguém tem sede, venha a mim” João 7,37.
Não permita que seu nome seja escrito na poeira, mas que Jesus o escreva no Livro da Vida. O processo de libertação agora, também depende de você, se aproximar de Jesus significa escolher o caminho da salvação.
Se você deseja descobrir o que Jesus escreveu na poeira, basta clicar aqui.