O que já te contaram sobre rezar pelos falecidos, o Apóstolo Paulo, afirma ser um compromisso de o cristão orar pelos mortos. Nessa portagem de forma bem resumida vou retratar esse ato de misericórdia espiritual.
Publicidade
O Dia de Finados
A oração é uma expressão de fé para todo aquele que crer, as orações, na intenção das pessoas que já morreram, é uma expressão de amor e solidariedade aos que ficam. É com as nossas preces que entramos em diálogo com Deus.
O dia de finados, não é um funeral, mas um momento de celebrar nossa fé e expressar nosso amor por aqueles que um dia já estiveram conosco celebrando a vida.
Encontramo-nos por meio da oração, pela qual elevamos nossa gratidão e reconhecimento a Deus e aos irmãos. A fé não é um ato isolado, mas se concretiza por meio da misericórdia.
O testemunho da fé cristão tem sua tônica concentrada nos mais fracos e na oração pelos entes queridos, à saudade que é sentida se transforma em presença maior, quando desse modo, nos encontramos aqui na terra para rezar por quem já partiu.
O Movimento da Fé Cristã
O que nos move por dentro é sem dúvida a fé em Jesus, pelo menos é pra ser! Nesse movimento que nos impulsiona a ir sempre para frente, todos nós somos chamados por essa coisa que não vemos, mas que sabemos que ela existe dentro de todos.
“A única maneira para gerar impulso é indo para frente” Essa é uma das leis de Newton, para tanto, bem antes dele, Deus já havia nos mostrado tudo isso, por meio dos profetas.
A fé nos move e com esse impulso, nós movemos as montanhas da saudade nesse dia em que celebramos a vida e não a morte. Celebramos a vitória e nossa salvação.
Eis o Mistério da Fé
Todas as vezes que você reza por uma pessoa que já faleceu, está celebrando a vida em seu sentido maior, a vida eterna. É por meio do compromisso de fé, que se vive para a vida eterna.
“A obra de cada um ficará em evidência. No dia do Julgamento, a obra ficará conhecida, pois o julgamento vai ser através do fogo, e o fogo proverá o que vale a obra de cada um.” (1Coríntios 3, 12).
“Este é um serviço do projeto de Deus concretizado em Jesus Cristo e que consiste em reunir os homens no compromisso de fé com Jesus, cuja ação deve continuar”.
O que mais te deixa em evidência nesse momento? Quando você faz essa pergunta, logo sua consciência questiona por meio de seu testemunho, se você está vivendo seu verdadeiro compromisso de cristão.
O fogo do julgamento vai testar nossa fé e dizer, assim como diz aos garimpeiros se o ouro é verdadeiro ou não, somente o fogo pode aprovar ou testar a qualidade da preciosidade desse metal. Com nosso testemunho de fé, o julgamento fará o mesmo.
Oração do Pai Nosso
Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso
pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos
aos nossos devedores. E não nos deixes cair
em tentação,
mas livra-nos do mal,
porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.