1/11 O relato da criação não se resume a teorias científicas, mas descreve, que pelo ato que contemplamos o significado da própria vida onde Deus se faz presente no homem, o ponto que nos liga “homem e Deus” “Deus e Homem”.
2 Podemos procurar vários deuses, pode procurar, porém o que realmente se encontra é o único ponto que nos remete a existência de um Deus único. Se traçar a linha entre esses dois pontos acendemos a luz dessa resposta.
O Lugar de Origem da Humanidade
3 De fato, o ponto por excelência da criação é a humanidade, onde por meio da espiritualidade ela se liga ao ponto de sua origem. Não poderíamos traçar uma linha existencial se somente existisse um ponto apenas.
4 Santo Agostinho em uma de suas explicações teológica afirma que tudo tende ir para seu lugar de origem, exemplifica dizendo que o mergulhador quando solta bolhas dentro d´água essa bolha sobe até a superfície e, então explode para voltar a seu lugar de origem, o ar.
5 Por razão, talvez até científica o ar que fica dentro da bolha é atraído pela superfície porque a força do ar exerce mais potencial do que o ar que tem dentro da bolha. A força maior exerce poder sobre a menor, assim Deus é nosso lugar de origem e, com certeza, nos atrai porque seu poder espiritual é soberanamente maior do que o poder que se encontra dentro do homem.
6 No Gênesis, ainda no primeiro capítulo, a humanidade é chamada a dominar e transformar o universo, isso quer dizer que somos o ponto mais forte nesse mundo, essa dominação significa, participação da obra do criador.
7 A linha que liga, portanto o homem a Deus, como os relatos dos autores sagrados dizem é a obediência a essa participação da sua obra. A primeira bênção é então sobre as águas. A participação envolvi, além dos cuidados típicos com o meio ambiente, o respeito que brota do amor fraterno a humanidade e a todas as coisas criadas, pois devemos aprecia-las com o mesmo espírito que Deus os criou.
Deus Criou a Terra Para que o Homem Usufrua Dela e Possua Vida Plena
8 A narrativa da história do Éden, um lugar que retrata inicialmente o lugar de origem da humanidade, para onde confluem os maiores rios do mundo e então conhecidos, por rios das abundâncias de Deus, onde todas as plantas e seus frutos são abundantes. Deus criou e terra para que o homem usufrua de todas essas riquezas.
9 A única condição é o homem ser obediente a Deus, essa condicionalidade, como já se sabe não foi levada adiante e, portanto o projeto de vida em abundância é descumprido e as condições aplicadas a esse descumprimento comprometeu a humanidade porque a linha foi rompida.
10 O homem começa a anda com as pernas da inteligência humana, esse modelo de comportamento por mais que você deseje alcançar a vida plena, é por assim dizer, a forma que faz o homem pisar seu semelhante, porque a sabedoria humana se limite a própria mente como fonte.
11 Cada um a fim de não ser causa de erro, dá nome para tudo que cria, onde, porém são os lugares de origem das criaturas senão na consciência do seu criador. Mas o que estamos criando esta cada vez mais nos afastando do nosso lugar de origem. Existe agora uma nova aliança para que todos, por meio Dela voltem a ser religados e ser atraído pelo poder do criador para seu bendito lugar de origem. O Céu.