A ação de Jesus abala a ideia religiosa

 

Geilson Ribeiro blog

O cego de nascença simboliza o povo que nunca tomou consciência de sua própria condição de oprimido, e por isso não chegou a ver a verdadeira condição humana, o objetivo para o qual Deus o criou.

A missão de Jesus, e dos que acreditam nesse, é mostrar essa possibilidade, a partir de uma prática concreta, mais do que com palavras. (Jo. 9,1-12).

A ação de Jesus abala as ideias religiosas dos representantes do poder. Estes, em primeiro lugar, procuram transformar o fato em fraude. Não o conseguindo, recorrem à sua própria autoridade, para definirem o que está ou não de acordo com a vontade de Deus.

Apegados a suas ideias

Apegados a suas ideias, negam o que é evidente e invertem as coisas, defendendo a todo o custo sua posição de privilégio e poder. Para eles, Deus prefere a observância da Lei ao bem do homem (Jo 13-34).

Por fim, recorrem à violência, expulsando-o. Pretendendo possuir a luz, eles se tornam cegos e quem cegar os outros. (Jo. 13-34).

Pior cego é aquele que não quer ver

Geilson Ribeiro blog

Curado por Jesus, o homem enfrenta a luta com os dirigentes de uma sociedade cega que o afasta. Como consequência, ele passa então para uma nova comunidade e começa seu novo culto.

Por outro lado, os dirigentes não querem aceitar essa realidade e por isso permanecem intransigentes dentro da instituição opressora. Este é o julgamento de Jesus. (Jo. 35-41).

O povo reconhece a voz de Jesus

Nesta comparação, o curral representa a instituição que explora e domina o povo. Os ladrões e assaltantes são os dirigentes.

Jesus mostra que sua mensagem é incompatível com qualquer instituição opressora e que sua missão é conduzir para fora da influência dela os que nele acreditam, a fim de formar uma comunidade que possa ter vida plena e liberdade. (Jo. 10, 1-6).

Jesus é o modelo de pastor

O único meio de liberta-se de opressores ou de uma instituição opressora é comprometer-se com Jesus, pois ele é a única alternativa.

Jesus é o modelo de pastor: ele não busca seus próprios interesses; ao contrário, ele dá a sua própria vida a todos aqueles que aceitam sua proposta. Jesus provoca divisão: para uns suas palavras são loucura; para outros, é sinal de libertação. (Jo. 7-21).

Jesus define sua condição de Messias, apresentando-se como Filho de Deus. As provas de seu messianismo não são teorias jurídicas, mas fatos concretos: suas ações comprovam que é Deus quem age nele. (Jo. 22-39).

O testemunho revela Jesus aos homens, levando-os a compreender que Jesus realiza o projeto de Deus. (Jo. 40-42).

O gesto de Jesus é ensinamento

A vitória de Jesus abre a passagem para o Pai do Céu, e testemunha o amor supremo que mostra o sentido de toda a sua vida.

O gesto de Jesus é ensinamento:  a autoridade só pode ser entendida como função de serviço aos outros. Pedro resiste, porque ainda acredita que a desigualdade é legítima e necessária, e não entende que o amor produz igualdade e fraternidade.

Na comunidade cristã existe diferença de funções, mas todas elas devem concorrer para que o amor mútuo seja eficaz. Já não se justifica nenhum tipo de superioridade, mas somente a relação pessoal de irmãos e amigos. (Jo. 13,1-17).

A longa noite da paixão começa com a traição de Judas, símbolo da traição que pode estar presente dentro da própria comunidade cristã. (Jo 18-30).

Deus e o homem são inseparáveis

Geilson Ribeiro Blog

O mandamento novo supera todos os outros mandamentos. Deus e o homem são inseparáveis. E é somente amando ao homem que amamos a Deus. Em Jesus, Deus se faz presente no homem, tornando-o intocável.

Tal mandamento novo gera uma comunidade, que oferece uma alternativa de vida digna e liberdade perante sua paixão e a opressão. (Jo 31-38). Leia Mais

Postar um comentário

Meu nome é Geilson Ribeiro, se você gostou e se esse tipo de conteúdo interessa a você, por favor, deixe aqui seu comentário, pois sua opinião pode ajudar a outras pessoas. Compartilhe para que essas informações cheguem a mais gente, esse blog é visitado no mundo inteiro. Gratidão!

Postagem Anterior Próxima Postagem

COMPARTILHAR

"
"