O observador consciente

 

Uma emoção pode produzir diversos tipos de comportamentos reativos e proativos. Uma emoção negativa é uma identificação com uma situação de vida que machucou você e que de certa forma pode ter virado um trauma e essa identificação, vamos chamar de emoção principal.

Basta essa emoção para produzir estímulos negativos e criar reações inconscientes, o observador consciente é seletivo.

“O cérebro tem uma estrutura conhecida como sistema límbico, que é encarregada de cuidar das emoções e sentimentos.”

Quando esse sistema recebe o estímulo dessa emoção, que falamos acima, então sua mente a identifica com a situação que alimenta seu trauma e, daí essa única emoção produz as emoções básicas que operam em cadeia de comando.

Essas emoções básicas estão conectadas a emoção principal, elas são medo, raiva, tristeza, sentimento de fuga, etc.

2 O medo visto como uma crença limitante

A emoção do medo opera em função do mecanismo de proteção as ameaças reais e imaginarias. O medo visto como uma crença limitante está sempre criando memórias negativas, por exemplo, o medo do fogo faz você ficar pensando em se queima. Isso não é real.

A emoção da raiva como uma das emoções do grupo das básicas opera como uma fonte de alimentação elétrica, criando energia e movimento que impulsiona você a agir para sair do problema da emoção principal.

Mas o sistema límbico, por conta da baixa autoestima em que você se encontra não tem dopamina, serotonina e endorfina suficiente para reverter a identificação.

“quem estar dentro da situação não encontra a solução.”

A tristeza como uma emoção básica é um indicativo de que a festa acabou e que você precisa sai daí o quanto antes e buscar um novo sentido de vida.

Veja que as emoções básicas que são as que formam a associação como uma cadeia de comando tem a função de sinalizar, de que seu corpo e sua mente não estão bem e fazem isso para você parar de se identificar com a emoção principal.

 

3 Representação mental

As emoções básicas operam no sentido de alerta, seria como uma dor de cabeça que sinaliza que você pode estar com um pouco de resfriado e com essa informação você tomará as devidas precauções.

Entre essas emoções a da raiva é a mais importante, pois sendo bem controlada ela cria energia de impulso para conduzir você, para fora do problema da emoção principal.

Quando você começa a ser afetado dessa maneira, deve procurar ajuda de um profissional de confiança, ler bons livros e evitar ao máximo informações negativas. Se afaste de ambientes e de pessoas que de certo modo fazem parte dessa representação mental e não culpe nem se culpe, antes se responsabiliza.

Ver, ouvir e falar

A representação mental é criada com informações que você processa sobre tudo, pode ser positiva ou negativa, mas você alucina as suas crenças. Para o observador a consciência é a alfândega que classifica o pensamento pelo valor da emoção. SAIBA MAIS

Por Geilson Ribeiro

Postar um comentário

Meu nome é Geilson Ribeiro, se você gostou e se esse tipo de conteúdo interessa a você, por favor, deixe aqui seu comentário, pois sua opinião pode ajudar a outras pessoas. Compartilhe para que essas informações cheguem a mais gente, esse blog é visitado no mundo inteiro. Gratidão!

Postagem Anterior Próxima Postagem

COMPARTILHAR

"
"