Até aqui, a Igreja cresce e se espalha em ambiente judaico, ainda ligada às observâncias e práticas judaicas. Daqui por diante, o fermento cristão começa a espalha-se em ambiente pagão.
Surge agora a questão: Até onde os costumes judaicos são parte essencial da fé cristã? Até que ponto os elementos culturais podem criar obstáculos à evangelização?
Pouco a pouco, avoluma-se a controvérsia, que vai provocar em Jerusalém o primeiro Concílio da Igreja. (At 15). (Atos dos apóstolos 10,1-14.) Pentecostes.
Cesaréia está na fronteira da terra judaica com o mundo pagão. Fronteira que, na verdade, separa mundos e mentalidades.
O judeus era limitado por dois grandes tabus culturais: a lei da pureza, que impede comer certos alimentos (cf. Lv 11), como também a lei que proíbe misturar-se com pagãos, igualmente considerados profanos e impuros (v. 28).
Temos aqui a queda desses tabus; se fossem conservados, impediriam a Igreja, nascida em ambiente judaico, de se expandir pelo mundo pagão.
O ponto de partida da evangelização e da catequese
O próprio Deus destrói a barreira entre os homens, porque ele quer unir todos no único povo de seu Filho (vv. 34-35). A Igreja, portanto, deve distinguir entre o que é essência do Evangelho e o que pertence a determinado tempo ou cultura.
Uma ação missionária que confundisse o Evangelho com particularismos culturais não seria evangelização libertadora, mas colonização dominadora. (Atos dos apóstolos 10,1-33).
O texto reflete a essência da catequese primitiva. Na estrutura dessa catequese podemos ver a estrutura dos atuais evangelhos escritos; estes não são mais do que a cristalização da catequese realizada em comunidades particulares.
O ponto de partida da evangelização e da catequese é o reconhecimento de que o povo de Deus é formado por todos aqueles que o respeita e praticam a sua vontade, ainda que de forma inconsciente e anônima.
Despertar relações justas entre os homens
É essa prática da justiça que a evangelização visa a descobrir, fazer crescer e educar, mostrando tudo o que Deus realizou em favor dos homens através de Jesus Cristo.
Note-se que toda a atividade de Jesus está resumida numa frase que define o programa da ação cristã: fazer o bem e curar todos os que estão dominados pelo diabo.
Em outras palavras, trata-se de despertar relações justas entre os homens, a fim de que eles vençam a alienação e construam uma sociedade voltada para a vida que Deus quer. (Atos dos apóstolos 10,34-43).
Este é o Pentecostes dos Pagãos (cf. At 2,1-12). Note-se que os pagãos recebem o Espírito ao ouvir a Palavra; isso comprova que eles já a aceitaram e se comprometeram com o Evangelho.
A ação de Deus precede o próprio rito do batismo, que é sinal visível da pertença ao povo de Jesus Cristo. (Atos dos apóstolos 10,44-48).