O relato apresenta o foco de um contraste: de perseguidor ferrenho, Paulo é convidado para ser apóstolo destemido. Na sua conversão, a iniciativa é do próprio Jesus.
Note-se que o texto identifica a pessoa Jesus morto e ressuscitado com a vida e o testemunho das comunidades que Paulo persegue (“por que você me persegue?”): Paulo é chamado á conversão e à missão pelo Jesus que está vivo na comunidade.
Essa conversão é um processo de morte e ressurreição (v. 9: “três dias”); morte que o desestrutura da visão antiga (queda e cegueira), e o contato com a comunidade (Ananias), que o ressuscita, dando-lhe o Espírito, para que possa testemunhar o Cristo vivo.
A palavra do Senhor mostra o programa da missão: Paulo vai ser apóstolo entre os pagãos, e seu testemunho lhe provocará muito sofrimento. A respeito do termo Caminho, cf. nota em 24,1-12. (Atos dos apóstolos 9,1-19).
A vida do apóstolo Paulo
A primeira atividade do recém-convertido se caracteriza por um testemunho apaixonado e corajoso sobre Jesus como Filho de Deus. Esse testemunho, porém, provoca confusão entre os ex-colegas e uma reação violenta.
De perseguidor, Paulo torna-se perseguido; e isso é sinal da autenticidade do seu testemunho. (Atos dos apóstolo 9,19-25).
O convertido enfrenta, além disso, a desconfiança da comunidade, à qual começa a pertencer. Mas alguém da comunidade apresenta um argumento irrefutável e que cria a solidariedade para com o recém-convertido: o testemunho corajoso. (Atos dos apóstolo 9,26-30).
Mais um dos costumeiros sumários de Lucas, com uma retrospectiva de todas as comunidades cristãs. Mencionado as três regiões da Palestina, Lucas salienta que a Igreja se estabelece em todos os lugares do antigo Israel.
A Igreja realiza uma ação que liberta os homens
A Igreja é o conjunto das comunidades. A fé em Jesus e a força do Espírito são duas fontes da vida da Igreja. (Atos dos apóstolo 9,31).
Pedro personifica a atividade da Igreja, através da qual Jesus continua vivo e atuante no meio dos homens (cf. Lc 5,17-26; 8,40-56). A Igreja realiza uma ação que liberta os homens da paralisia e da morte: isso faz com que eles se convertam e acreditem no Senhor, Expandindo cada vez mais o círculo da vida e do testemunho cristão.
Dizendo que Pedro está hospedado na casa de um curtidor, Lucas prepara o relato de At 10, pois curtir peles era profissão desprezível e reservada aos pagãos. (Atos dos apóstolos 9,32-43).