Deus busca aqueles que tem ele no coração, em primeiro lugar, para formar um povo comprometido com seu ensinamento. A Palavra de Deus nos dá a direção, através dos feitos de Jesus de Nazaré.
No último dia da festa, que é o mais solene, Jesus ficou de pé e gritou: “Se alguém tem sede, venha a mim” João 7,37. Essa passagem responde o que Jesus escreveu na areia, só vai entender se acompanhar essa festa do tabernáculo.
Na ocasião tinha uma procissão e os anciões pegavam vários vazios, nessa época era tempo de seca e o mar fica muito baixo, por isso, eles vão até um tanque, o tanque de Siloé e pegam um pouco de água na fonte e a água tinha que ser do tanque, então eles voltam de novo para o templo.
A água era jogada na escadaria do Templo, como oferta de sacrifício a Deus, pedindo que agora viesse novas chuvas. Chuva na Bíblia é vida, porque é uma água viva. Enquanto isso, o povo em procissão iam cantando e orando salmos. Hosana nas alturas!
Ritual e Purificação
Por que tinham que pegar água naquele tanque? Para todo ritual, purificação que acontecia na cultura judaica a água tinha que ser água viva.
Siloé significa: enviado ou apóstolo. Salva-nos o Deus. No último dia da festa Jesus, grita: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Jo 7,37. Jesus estava vendo todo aquele cenário, ele estava participando de tudo aquilo.
Jesus não fica calado, seu coração grita. Na verdade existe certa manipulação da crença popular, Jesus vendo o povo na festa e participando fielmente desse ritual, ele diz gritando: Se alguém tem sede venha a mim e beba, ou seja, Jesus se apresenta como fonte de água viva.
A Fonte de Água do Siloé
O povo ia até a fonte de água do Siloé, porque essa fonte significava o enviado, então note aqui que, Jesus é quem é o enviado do Pai, é ele quem tem vida em abundância.
O povo rezava e cantava Hosana nas alturas, iam até a fonte para buscar a água viva, na fonte conhecida como o enviado, eles dizem Hosana nas alturas o que significa: salva-nos o Deus, Mas Jesus é a Salvação, iam para a fonte conhecida como enviado, mas Jesus é o enviado de Deus, eles iam pegar a água viva, só que Jesus é a água viva. Com isso você nota a necessidade de mudança e de transformação de vida, João mostra o caminho.
Jesus Escreve na Areia
Para entender o que Jesus escreveu na areia se faz necessário acompanhar o processo, estudar a bíblia não requer pressa, mas amor pelo o ensinamento. Existe uma pedagogia no ensino da evangelização, no processo você se liberta.
Chegaram os doutores da Lei e os fariseus trazendo uma mulher, que tinha sido pega cometendo adultério. Eles colocaram a mulher no meio e disseram a Jesus: “Mestre, essa mulher foi pega em cometendo adultério”. João 8,3-5. Essa turma formada por Doutores da Lei e fariseus são literalmente conhecedores da Escritura Sagrada.
Mas, Jesus diante da sena onde de um lado tinha esses homens e do outro uma pobre mulher ignorante, ou seja, isso significa que qualquer coisa que Jesus fizesse ou falasse que contasse nas escrituras, eles sabiam.
O Gesto de Jesus Diante dos Doutores da Lei
Jesus não precisa dizer nada, o gesto simples dele diz que sempre existe uma saída, que tem um caminho para você prosperar, não precisa ser um doutor nas Escrituras Sagradas para ser salvo, Jesus desenha esse caminho escrevendo no chão.
Entre o saber e o pecado, Jesus Escreve na Areia.
E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão João 8,8. A gente pode saber o que Jesus escreveu na areia! Esse ato está associado a essa passagem: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Jo 7,37. Depois que Jesus grita assim no templo, muita gente vai querer saber quem é Jesus, porque ele disse isso, de que água ele falou.
Os doutores da Lei e os fariseus, sentindo-se com ciúmes, expulsam Jesus, porque o povo depois da festa vão atrás do Mestre, com certeza. Jesus foi para o monte das Oliveiras e quando volta ainda de madrugada se depara com tal sena.
As mesmas pessoas que fizeram a festa do Tabernáculo lá no templo e que buscaram água no tanque de Siloé e que depois expulsaram a Jesus, são praticamente as mesmas que levam agora a mulher até Jesus.
A ação de Jesus Mostra Eles Abandonando a Deus
O que você vai fazer com ela? Mas Jesus, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão João 8,8. É possível saber o que Jesus escreveu na areia? Sim, com esse ato Jesus faz eles se lembrarem da lei, do que eles fizeram com a água viva.
Javé, tu és a esperança de Israel! Todos aqueles que te abandonarem ficarão envergonhado; aqueles que afastam de ti terão seus nomes inscritos na poeira, porque abandonaram Javé, a fonte de água viva, Jeremias 17,13.
Essa passagem bíblica é a resposta para aqueles doutores da Lei e fariseus com todo seu povo e é também para aquele que hoje se afasta da graça do Senhor Jesus Cristo. O nome em vez de ser escrito no livro da vida, será escrito na poeira.
Esse ensinamento é de partir qualquer coração, sobretudo, quando a gente tem passado pelo processo de afastamento de Deus, pois mesmo que seja por ignorância, permanece o castigo sobre aquele que deixa que o pecado, seja lá qual for, a se afastar de Jesus Cristo. É uma volta cruel ao pó.
Estudar a Bíblia por amor é buscar o caminho e a água viva. Saiba MAIS